четверг, 9 июля 2015 г.

Horda Tour, 11 dias/10 noites

Moscou - Nizhni Nóvgorod - Cazão - Volgogrado - Taskent -Samarcanda - Bujará - Taskent – Moscou 

Depois de conhecer Nizhni Nóvgorod, que parece Moscou sem viver o século XX, viajamos à Cazão, a antiga capital do Kahanato dos Tártaros de Cazão. Os tártaros de Cazão eram aliados dos mongóis e eram tão poderosos, que os russo chamavam os mongóis de "tártaros". 

De Cazão voamos a Stalingrado, que por certo fica muito perto da antiga capital da Horda de Ouro! Que simbólico: na batalha de Stalingrado a Horda de Ouro, a Terceira Roma, Roma Tártara (a URSS) triunfou sobre o Terceiro Reich. 

O seguinte trecho de nossa viagem é Uzbequistão, o país que obteve seu nome do khão Uzbek, cujo governo marcou a máxima prosperidade da Horda de Ouro. Conhecemos o lado asiático da cultura russa. Conhecemos Samarcanda, uma das cidades mais antigas do mundo (contemporânea da Roma Antiga), durante mais de 2 mil anos Samarcanda era o ponto chave do antigo Caminho de Seda. São temas de Tamerlão e da decadência da Ásia, que continua sendo uma região muito importante, sendo o “ventre da Rússia” e interseção entre o Irã, a Índia, a China. “Balcãs da Eurásia”. O culto ao huesped, cozinha excelente, profusão de cores e também uma potencial instabilidade num futuro próximo (no marco do plan do Grande Oriente Médio). 

Amigos, peço disculpas pelas presentações de PowerPoint em espanhol, mas espero que isso não seja muito problemático para vocês, a ideia das presentações é dar um panorama visual e esquemático dos programas, as palavras as reservo para nosso encontro físico).

http://www.slideshare.net/VitalyLizov/horda-tour

Volga - Cáucaso Tour, 9 dias/9 noches:

Moscou - Nizhni Nóvgorod - Cazão - Volgogrado -Sochi - Cherquesk – Nazran´ - Grózni - Derbent - Mineralnie Vodi - Sochi – Moscou

Depois de fazer o turismo pelas cidades de Nizhni Nóvgorod, Cazão e Stalingrado, os convido a conhecer o Cáucaso Russo: falo das repúblicas étnicas da Karachaevo-Cherquéssia, Ingushetia,Chechenia, Dagestão.

É um tour de trem, o nosso trem é confortável e moderno, começamos nossa viagem transcaucásica desde a cidade de Sochi, capital das Olimpíadas do Inverno de 2014.

O Mundo do Cáucaso dentro da identidade russa é tão importante como o Mundo da Ásia – o Cáucaso é uma ponte à Turquia e Irã, à Asia Central, é uma pedra debaixo da qual enterramos a metade de nosso exército no século XIX. Ao mesmo tempo é uma das pedras angulares da Rússia.
Ecologicamente falando é um paraíso, antropologicamente é pura tradição, politicamente o Cáucaso representa a identidade guerreira. Se o rio Volga é a paz, as cordilheiras do Cáucaso são a guerra.


http://www.slideshare.net/VitalyLizov/volga-cucaso-tour-con-el-esquema-de-la-ruta

Grózni - Stalin Tour, 4 dias/4 noites

Grózni - Stalin Tour - 4 dias/4 noites, Moscou - Níjni Novgorod - Cazã - Volgogrado – Moscou

É um tour que há muito tempo recomendo a meus clientes. Lamentavelmente alguns dos turistas acabam comprando um Transiberiano “perverso”, que pula as fantásticas cidades de Níjni Novgorod e de Cazã e os leva sem paradas à cidade de Ecaterimburgo. Considero isso inadmissível!

Niznhi Nóvgorod é uma cidade parecida com Moscou sem viver o século XX, ela conservou seu Kremlin fabuloso, seu centro histórico parecido com o bairro de Kitai-Górod, tem um relevo de subidas e descidas, uma cidade maravilhosa. Na época soviética conhecida como Gorki, em homenagem ao escritor Maxim Gorki. 

A terceira cidade mais importante da Rússia depois de Moscou e São Petersburgo. Cazã – é a capital da República de Tartaristão, uma amálgama do mundo ortodoxo e do mundo do islã. A cidade-chave da Sibéria e também a chave de controle sobre o rio Volga. Basta dizer que Cazã é uma cidade por seu estilo semelhante à Catedral de São Basílio (na Praça Vermelha): São Basílio foi construída em 
homenagem à conquista de Cazã. A conquistou o primeiro czar da Rússia Ivã Grozni, conhecido como Ivã, o Severo (ou Ivã, o Terrível).

Volgogrado/Stalingrado - uma cidade-memória do confronto entre o fascismo europeu e o comunismo russo. A cidade, que antes tinha o nome de Stalin – a cidade-símbolo do stalinismo – da tradição estadista russa, iniciada por Andrei, o Amado por Deus, contraída por Ivã, o Severo, Pedro, o Grande, Nikolai I, Alexandre III e continuada por Stalin no século XX. Em certo sentido Stalingrado 
foi a capital espiritual da URSS.