понедельник, 9 мая 2016 г.

Lago dos Cisnes: intento de gorbachovizar a história russa

Na beira do "Lago dos Cisnes" em Moscou ao lado do Mosteiro Novodévichi há um monumento que poucos russos entendem que tem a ver com a Rússia? São uma pata e oito patinhos de bronze... 

Passeando pelo Parque do Lago nós russos costumamos pensar em Piotr Tchaikovsky, que foi inspirado aqui para compor seu famoso ballet. Também pensamos em Pedro, o Grande, que mandou enforcar na beira do Lago do Mosteiro Novodévichi a 230 militares, sospeitos (só suspeitos!) das simpatias politicas para sua meia-irmã Sofia (que já tinha sido enclausurada no mosteiro como monja) - seus cadáveres ficaram vários meses no ar até o inicio de verão, aterrorizando ao povo e a Sofia que estava dentro do Mosteiro. 

Bonito lugar!

Então, aparecem essa pata e 8 os patinhos. A placa diz que é um presente dos EUA para a Rússia. Se trata de um livro "muito famoso" nos EUA: "Make Way for Ducklings". Mas ninguém na Rússia conhece este livro! Só faz pouco tempo que encontrei na biblioteca do meu bairro este livro para crianças de até 2 anos. Não está mal... São desenhos da cidade de Boston vista pelos patos. O livro é tão famoso em Boston que até se organizam lá as Paradas dos Patos! Sem dúvidas esta estupidez de levar para Moscou os patos de Boston poderia acontecer só com a ajuda de Gorby. Me pergunto, por que Gorby não quis instalar este monumento no túmulo de sua mulher Raiça, que está enterrada perto, no Cemitério do Mosteiro Novodévichi?

Mas está bom. O monumento aos 8 Patinhos fica na beira do Lago dos Cisnes.

Os cisnes se ofenderam e foram embora para os mais centrais Lagos de Patriarcas, mas os patos sim, ficaram, animando os turistas estrangeiros. Um casal do México ficou ali durante uns 10 minutos tirando fotos, porque eles tinham justamente 8 filhos homens! Eles me contaram uma história engraçada, que uma vez em Dubai, os moços do hotel descobriram que o casal tinha 8 filhos, e como os árabes tem o culto aos filhos homens, todo os homens do hotel consideraram que era seu dever beijar a mão de meu amigo mexicano "para ter sorte em sua vida familiar".

Um mosteiro medieval, atmósfera relaxada de fantasias, patos do sonho americano de Gorby... Perto ficam os arranha-ceús de Moscow-City. É tudo um contexto da transição desde os tempos oscuros até a "Apertura" e "Convergência"...

Mas pela causa de todas estas histórias estranhas eu tenho uma outra associação com 8 patinhos gorbachovianos: em Zadonsk (uma cidade da região de Lipetsk) há um monumento à Mãe. Maria Matveevna Frolova, que perdeu na Grande Guerra Patriótica seus 8 filhos homens, pagando assim sua parte do orçamento da Vitória.