суббота, 24 января 2015 г.

Sobre os meios russos em português


Como há pouca informação confiável sobre a Rússia em português, os meios de comunicação estatais da Rússia acabam sendo quase as únicas fontes. Ao mesmo tempo, os leitores às vezes ficam surpreendidos, lendo as páginas da Gazeta Russa ou Voz da Rússia, cujos textos com freqüência estão envenenados pela clássica russofobia.

Por exemplo, a Gazeta Russa (jornal estatal financiado pelo estado russo para promover a imagem positiva da Rússia!) constantemente copia os textos do Moscow Times - um jornal holandês, editado em inglês para os estrangeiros que moram em Moscou. A Gazeta Russa simplesmente traduz os textos sarcásticos contra a Rússia do Moscow Times e os publica com o dinheiro do estado russo! A Gazeta Russa chega até a re-publicar os textos dos meios extremistas, suspendidos na Rússia, como grani.ru

Registro este absurdo, monitorando também os materiais da emissora Voz da Rússia, onde trabalham uns "especialistas" estrangeiros que dedicaram toda sua vida ao incitamento do ódio contra a Rússia (mantendo os mitos negros de Holodomor, Gulag, etc.). Este trabalho da quinta coluna só é possível graças ao caos administrativo nas estruturas midiáticas do estado russo: não há nenhum controle sobre os redatores das páginas em línguas estrangeiras, porque os chefes não sabem tantas línguas para ler seus artigos e também porque os chefes põem os redatores incompetentes em seus lugares (só via à corrupção e não através do seu profissionalismo).

Além disso, admito, também, que os textos russofóbicos nos meios de comunicação estatais da Rússia refletem a esquizofrenia da elite russa, até agora composta tanto pelos estadistas pro BRICS/OCX como pelos liberais pro Consenso de Washington. Quero dizer que é possível que os chefes responsáveis pela informação amarela contra Rússia nos meios de comunição da Rússia aprovem tal trabalho de seus jornalistas. Em qualquer caso, eles devem responder por sua atividade subversiva perante a lei.

Комментариев нет:

Отправить комментарий